TRAUMA só PSICOLÓGICO, Será?!
Janeiro 28, 2025Milton, A. (2021). Luto e Crescimento Pós-Traumático. In S. Gabriel, M. Paulino & T. Baptista (Eds.), Manual de Intervenção Psicológica no Luto (pp.305-328). Lisboa: Pactor
Manual de Intervenção Psicológica – Luto e Crescimento Pós-traumático (Cap.16, Ariel Milton)
Quando as pessoas perdem alguém significativo, principalmente devido a atos violentos, correm um risco acrescido de virem a desenvolver reações crónicas de luto. Fenomenologia, sintomas, necessidades clínicas e fatores de risco associados à perda traumática, e as influências combinadas entre perda e exposição ao trauma não têm vindo a ser estudadas de forma sistemática.
Neste capítulo relembramos a complexa interação entre trauma, perda de forma traumática e luto traumático, conceitos que contrastam com a concetualização tradicional de stress pós-traumático. O luto traumático surge como uma dificuldade acrescida na recuperação, mantendo a pessoa sintomas característicos de uma perturbação relacionada com um trauma e um stressor. A experiência traumática também pode tornar-se num ponto de partida para uma reorganização de vida com reorientação de valores, opções e objetivos, no sentido do crescimento e do amadurecimento pessoal…
Edições Pactor